quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tipos de danças afro-brasileiras

O jongo

É uma dança de origem africana. O jongo permitia que os escravos se comunicassem de forma que os senhores e capatazes não compreendessem aquilo que falavam. Por meio dessa dança contavam suas tristezas e sofrimentos.

A roda de capoeira

Desenvolvida no Brasil por escravos africanos, é uma forma de expressão cultural que mistura dança, luta, música, jogo. Nela são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas. Os capoeiristas ficam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira.

Samba de roda

É um gênero musical de tradição afro-brasileira. É tocado com pandeiros, atabaques, berimbaus, chocalho e viola.


Maracatu

É um dos ritmos de tradição africana, que hoje é difundido em todo o nordeste brasileiro, especialmente, nas cidades de Recife e Olinda. É caracterizado principalmente pela percussão forte, que teve origem nas congadas ,cerimônias de coroação dos reis e rainhas da nação negra.

11 comentários:

  1. Gostei, mas não teria coragem de dançar...

    ResponderExcluir
  2. muito legal , encontrei aqui o que estava procurando agora é só ver alguns passos e ensaiar e ganha minha notinha hehehe!!!!
    estamos preparando para próxima sexta-feira 30/11/12. Um "tipo" de seminário sobre( A Importância do Negro na Sociedade Brasileira ) , cultura crenças comidas danças ...e o que ele influenciaram na cultura Brasileira ....

    ResponderExcluir
  3. muito legal ostei e so praticar pra ver no que vai rolar kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Estes são alguns dos nossos artistas espalhados pelo. mundo.

    ResponderExcluir
  5. nois povos brasileiros nunca devemos ter vergonha da nossa cutura pois quem acha feia nao sabe o tanto que e(linda .maravilhosa)

    ResponderExcluir
  6. Legal mais n teria coragem de dançar kk .. porém tenho que fazer um trabalho.. então é pegare aprender...

    ResponderExcluir
  7. Ajuudoou muiito obrigada, estava precisando para trabalho da escoolla ! :D :D

    ResponderExcluir